Sede da Junta de Freguesia - Carvalhais

Localizado na Rua do Fundo da Aldeia, em Carvalhais, foi construído na década de 70 do século XX. Os custos da sua construção foram suportados, na totalidade, pela extinta Junta de Freguesia de Carvalhais através de receitas provenientes, essencialmente, da venda de arvoredo e resina.
O edifício é constituído por três pisos, que inicialmente foram previstos para os serviços da junta de freguesia, posto médico, sala cultural e armazém. Perante a não utilização do posto médico, os gabinetes foram adaptados para os serviços da junta de freguesia.
Na cave do edifício, durante alguns anos, funcionou o bar da equipa desportiva Carvalhais Futebol Clube. Posteriormente, este espaço passou a funcionar como espaço internet e ATL.
O edifício englobou também o Jardim de Infância de Carvalhais funcionou ininterruptamente durante três décadas, até ao ano de 2010.
Atualmente o edifício funciona essencialmente para os serviços da Junta de Freguesia, com auditório, sala de secretaria/tesouraria, salas de reuniões, sala de arquivo e outros espaços para atendimento ao público, formação profissional e outras atividades. Na cave do edifício existem dois espaços que servem de sede para o Clube Motard (os Falhados) e o Carvalhais Futebol Clube.

Delegação da Junta de Freguesia - Candal

A Delegação da União das Freguesias de Carvalhais e Candal localiza-se num edifício construído nos anos 80, destinado a uma utilização comunitária polivalente que incluía espaço destinado aos serviços da Junta de Freguesia, habitação para o professor primário, armazém, espaços destinado aos serviços paroquiais e Associação Cultural / Rancho Folclórico.
Actualmente o edifício, dividido em várias fracções onde numa delas funciona a delegação da União das Freguesias, tem um projecto em análise para futuro centro comunitário para dinamização de várias acções.