Pisão

O Pisão é uma pequena aldeia situada na freguesia de Carvalhais, concelho de São Pedro do Sul, distrito de Viseu. É considerada uma povoação beirã como muitas outras espalhadas pela Beira Alta e conhecida pelo seu parque florestal, situado a 1 km de distância. Foi electrificada em 1956 juntamente com Abados e Barbas da mesma freguesia.
O parque florestal do Pisão é atualmente um expoente do turismo regional através de uma oferta que engloba campismo, turismo rural e histórico-cultural. Destacam-se, entre eles, desportos tradicionais, radicais como arvorismo, slide, escalada, rappel, paintball, BTT e tiro com arco. Estes dinamismos conseguem cativar um grande número de visitantes, principalmente nos meses de Verão. É caracterizado pelo seu parque de merendas equipado com várias churrasqueiras, mesas, árvores e rede de moinhos de água (protegidos carinhosamente pelo falecido Manuel Rodriques (Capador)), totalmente recuperados e operacionais. O parque florestal e o Castro da Cárcoda representam uma das melhores ofertas turísticas da região.
O primeiro registo conhecido, referente ao Pisão, diz respeito ao Recenseamento Geral da População efetuado no ano de 1527, onde se constava uma população bastante reduzida, na altura constituída apenas por dois vizinhos.
Porém, e à semelhança das restantes aldeias da freguesia, verificou-se o auge da população nos anos 60. Curiosamente, devido a este aumento populacional, o povo chegou a realizar dois arraiais em diferentes pontos da aldeia e em simultâneo. Ainda nos anos 60, foi construída a casa florestal do Pisão, zelada pelo falecido António Almeida Fernandes, que contribuiu para a florestação da área e para a execução de vias de acesso à Serra e à floresta. Atualmente, a casa florestal está adaptada a turismo de montanha, cedida pelo estado à Junta de Freguesia de Carvalhais e, por sua vez, concessionada ao Bioparque. Junto à ponte da Ribeira do Contença existe um poço, mais conhecido por “Prego do Sino”, onde as pessoas, ainda hoje, aproveitam para se refrescar, na época do Verão.